
Processos Oceanográficos na Interface Continente-Oceano
Abrange os estudos de caráter inter- e transdisciplinar sobre os aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos ecossistemas na interface continente-oceano. Para compreender a resposta de tais sistemas à ação de variáveis ambientais de origem natural e antrópica, a propor mecanismos mais eficazes de monitoramento e gestão ambiental, e a garantir o uso sustentável dos recursos naturais da zona costeira.
Dinâmica, Ciclicidade e Modelagem de Processos Marinhos
Compreende a investigação e a modelagem de processos marinhos de naturezas distintas, em diferentes escalas espaço-temporais. As pesquisas envolvem:
-
A dinâmica e a ciclicidade dos sistemas sedimentares das margens continentais e áreas oceânicas adjacentes;
-
Os ciclos e variabilidades nos padrões e processos biológicos (de populações, comunidades, ecossistemas e paisagens);
-
A dinâmica e ciclicidade de processos e fenômenos físicos.
-
Oceanografia Geológica
Dinâmica Sedimentar e Costeira; Evolução tectônica, Magmática e deposicional de Margens Continentais; Recursos Minerais Marinhos; Estudos de Impacto Ambiental em Zonas Costeiras.
Comportamento e bioacústica de cetáceos; Relações tróficas em ambiente marinho; Ecologia Molecular e Genética Marinha; Biodiversidade; Ecologia de macro e microorganismos marinhos; Ecotoxicologia; Ecologia de Manguezais; Impactos ambientais antrópicos.
Ciclo de nutrientes e carbono em ecossistemas costeiros e marinhos profundos; Contaminação ambiental por óleo; Acidificação dos oceanos; Poluição marinha por anti-incrustantes; Qualidade de Água em Reservatórios; Biomonitoramento.
Oceanografia Física
Modelagem Numérica de Processos Hidrodinâmicos; Monitoramento meteoceanográfico em ambientes lagunares, estuarinos, e Plataforma Continental; Dinâmica de microplásticos no ambiente marinho; Transportes de Poluentes.
Oceanografia Química
Oceanografia Biológica
São avaliados projetos como:
-
Caracterização, conservação e uso sustentável de recursos marinhos;
-
Impactos de ciclos climáticos e mudança global sobre os ecossistemas marinhos;
-
Alterações ambientais de atividades antrópicas ligadas ao desenvolvimento urbano e industrial (por exemplo: petróleo e naval);
-
Fluxos de materiais na interface continente-oceano;
-
Dinâmica e circulação de ambientes costeiros e marinhos;
-
Estudos de processos oceanográficos em diversas escalas temporais;
-
Evolução de margens continentais passivas;
-
Recursos minerais marinhos.
-